quinta-feira, 4 de junho de 2009

Censurando a censura!

Desde ontem, os chineses estão com seus twitters e hotmails bloqueados. A atitude foi tomada pelo governo do país, dois dias antes do vigésimo aniversário da violenta repressão às manifestações pró-democracia na praça Tiananmen, onde tanques entraram na praça antes do amanhecer para reprimir manifestações de estudantes e trabalhadores. A China nunca divulgou o saldo total de mortos daquilo que diz ter sido uma conspiração contrarrevolucionária.O acesso ao serviço de vídeos YouTube já havia sido bloqueado em março, depois que tibetanos no exterior divulgaram imagens da repressão a protestos de 2008 no Tibete.A censura na internet é recorrente em países com regimes totalitários. Ano passado o blog de maior audiência em Cuba, o Generación Yfoi censurado. A página retratava em seus artigos, o dia-a-dia e as dificuldades encontradas pelo povo cubano em sobreviver, em adquirir produtos de informática e "as vagas promessas" de mudança do novo presidente daquele país, Raúl Castro, irmão de Fidel Castro. Esta questão é tão preocupante que já foram criados sites que tratam diretamente do assunto. No site a OpenNet há um mapa da censura mundial. Nele, é possível ver que o mapa da censura na internet abrange, especialmente, as regiões da Ásia e do Oriente Médio. Não por coincidência, os países com maior concentração de regimes totalitários do mundo.A internet, sempre foi um símbolo da plena liberdade de expressão do indivíduo, palco das mais variadas manifestações artísticas, culturais, políticas; de todos os tipos. A era da internet está sendo a maior revolução cultural que a humanidade assistiu e participou ativamente nos últimos tempos. Deixar que governos retirem o direito de liberdade desse meio é um absurdo.E se sites da internet fossem bloqueados no Brasil?

Um comentário:

Diegonzo disse...

Concordo totalmente. Mas existe um porém que o "povinho retardado", como diria o Tom Zé, não comenta... a censura lá é explícita, e aqui?
Uma vez conversando com um jornalista experiente na área, ele me disse que na época da ditadura militar, quando havia censura e repressão, o povo era mais consciente porque tinha um inimigo visível contra o qual lutar... e agora?
Para que censurar, se o cérebro da grande massa já censura automaticamente qualquer ideia progressita e humanista?

fica a reflexão!

bjão mocinha