Domingo a tarde, Sol e boa companhia. Aquele papinho de sempre, ou seja, HOMENS. Até que uma amiga começa a falar do seu príncipe nada encantado e de todas as coisas que ele não faz. Por entender muito bem a situação dela, comecei a opinar - ainda que nessas horas a opinião dos outros não faça a mínima diferença. Ai estou lá, blablablabla, até que ela grita: ELE E O SHELDON!Não preciso nem dizer que me dobrei rindo....Não demorou muito para constatar que ela tem total razão. Curiosa como sou, cheguei em casa, fui fazer umas pesquisas e... Rá, exatamente!!!Síndrome de Asperger, para ser bem mais exata.
Achei muito interessante - e constatei que conheço outros meninos que talvez sofram isso tudo...
Seguem aí algumas características do portador de SA:
Dificuldade em compreender as mensagens transmitidas por meio da linguagem corporal - pessoas com SA geralmente não olham nos olhos, e quando olham, não conseguem "ler".
Desinteresse - desinteresse em ter de fazer coisas novas, ou passar por outras experiências.
Exaustão - quando um indivíduo com Síndrome de Asperger começa a entender o processo de abstração, precisa treinar um esforço deliberado e repetitivo para processar informações de outra maneira. Isto muito freqüentemente leva a exaustão mental.
Crítica - frequentemente crítica tudo o que vê pela frente, também pode-se fazer uma autocrítica psíquica, sem dizer o que crítica.
Dificuldades em relacionamentos - sente dificuldade em fazer amigos, conseguir parceiros para uma relação, podendo passar anos sem se relacionar com ninguém ou até mesmo nunca, demostrando desintesse sëxual e afetivo por outrem
Exatas - facilidade extrema em mexer com números e lógica.
Reconhecer sinais de enfado - a incapacidade de entender os interesses alheios pode levar Aspergers a serem incompreensíveis ou desatentos. Na mão inversa, pessoas com Síndrome de Asperger geralmente não percebem quando o interlocutor está entediado ou desinteressado.
Velocidade e qualidade do processamento das relações sociais - como respondem às interações sociais com a razão e não intuição, portadores de Síndrome de Asperger tendem a processar informações de relacionamentos muito mais lentamente do que o normal, levando a pausas ou demoras desproporcionais e incômodas.
Uma pessoa com Síndrome de Asperger pode ter problemas em compreender as emoções alheias: as mensagens passadas pela expressão facial, olhares e gestual tem um impacto baixo, mas não nulo (como no caso dos psicopatas). Eles também podem ter dificuldades em demonstrar empatia. Assim, Aspergers podem parecer egoístas, egocêntricos ou insensíveis. Na maioria dos casos, estas percepções são injustas porque os portadores da Síndrome são neurologicamente incapazes de entender os estados emocionais das pessoas à sua volta. Eles geralmente ficam chocados, irritados e magoados quando lhes dizem que suas ações são ofensivas ou impróprias. É evidente que pessoas com SA têm emoções. Mas a natureza concreta dos laços emocionais que venham a ter (ou seja, com objetos em vez de pessoas) pode parecer curiosa ou até ser uma causa de preocupação para quem não compartilha da mesma perspectiva.
Tá tudo no Wikipédia.
Desculpae amigs, mas eu preciso divulgar isso td, afinal, pode ser de utilidade pública!
Nenhum comentário:
Postar um comentário