quinta-feira, 13 de maio de 2010

O que aprendi com o H1N1

Feriado.
Posto de saúde SUS.
Tempo disponível para ficar na loooooonga fila.
Resultado do silogismo: indignação!

.

Ficha 763.SETECENTOS E SESSENTA E TRÊS.Vacina para a tal gripe. A começar por aí, já viu...Crianças doentinhas, velhinhos em busca do receituário mágico, tiazonas e tiozinhos, tudo na mesma vala. Bancos duros, de madeira, todos rabiscados com chaves ou quaisquer objetos pontiagudos. Enfermeiras gordonas com caras de furiosas passando com suas marmitas pelo meio das pessoas que pacientemente esperavam.
Doze horas, chega a "dotora". João seiláoque - chama ela. Dois minutos. DOIS MINUTOS!Tempo cronometrado, não é mentira. Não sei como pode ocorrer uma consulta médica em tempo tão exíguo. E o tiozinho saiu com uma receitinha na mão...
- Próximo!E assim fui ficando cada vez mais abismada pela falta de trato com os pacientes.Certamente não foram sequer examinados.Para se ter uma idéia, a consulta médica durava menos tempo que a aplicação da vacina!
Triste foi ouvir a história da tia ao meu lado: por causa da chuva o ônibus atrasou e ela tava super preocupada em não perder a consulta que havia sido marcada com antecedência, já que estava mais de uma hora atrasada. Mas é claro que ela não perdeu nada, considerando que quem estava atrasada mesmo era a tal médica.Fui me revoltando, revoltando...
Quarenta e cinco minutos. Esse foi o tempo que a médica ficou à disposição das consultas no posto de saúde.Não é exagero, eu e minha irmã controlamos o tempo no relógio, já antevendo o que aconteceria.
Fiquei bastante chateada. Nem sempre valorizamos os planos de saúde (caríííísimos, por sinal). Depender do SUS, eu não desejo à ninguém!
Pessoas sofridas, carentes, moradores de locais distantes...Sequer têm dignidade!E ainda nosso Excelentíssimo Presidente vende a idéia do SUS perfeito para o Obama...
<>
Não estou aqui criticando somente a médica. Não sei em que termos ela tem condições de trabalhar, o que lhe é exigido. Apenas aponto a minha total revolta com a situação.
<>
E os tributos pagos???Pra onde vão???

2 comentários:

Anônimo disse...

alguns tributos vão para pagar as festinhas dos congressos da cef

Unknown disse...

hahahahahahaha, é vero!