terça-feira, 20 de setembro de 2011

Ontem estava esperando pelo meu horário na casa espírita que eu frequento e assisti a uma cena interessante. Uma tiazinha de lá seus sessenta anos e sua bicicleta. Era noite, com chuva, mas mesmo assim ela optou por esse meio de transporte que eu valorizo muito - apesar de não utiliza-lo, é bem verdade. Obviamente ela causou espanto em muitos e aproveitando que ela conversava com uma outra senhora sobre os benefícios de andar de bicicleta, não resisti e fui tecer os meus melhores elogios à ela. Brasileiro adora copiar lifestyle de europeu mas até agora a bicicleta como meio de transporte é pouco utilizada. Não adianta ficar fazendo questionamentos filosóficos sobre o tema. Simplesmente não se anda de bicicleta porque não temos estrutura para isso!Não estou falando das ciclovias de final de semana, mas sim de um traçado oficial que permite ao cidadão utilizar la bici para ir e vir diariamente. E ainda, onde guardar as bicicletas durante o horário de trabalho?Outro problema. A coisa mais fantástica que já vi sobre o assunto foi na Dinamarca - onde o tráfego de bicicletas é intenso, sendo muito maior que o de carros. Achei lindo ver uma fila na sinaleira especial para bicicletas. Para ser bem sincera, fiquei perplexa diante da cena.Organização, preocupação com a saúde e principalmente com o meio ambiente. Aí está um grande exemplo de cultura européia que deveria ser copiado por aqui - e não só as roupas da Zara!

Nenhum comentário: